Leitura: a base da evolução - Banco de redações


A Importância da Leitura

Enviada em: 23/12/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Geralmente, o primeiro contato da criança com a leitura acontece em casa ou na escola. Porém, ambos vêm se mostrando falhos. O descaso com o problema acarreta, na maioria das vezes, para que os pais, os quais podem não possuir o hábito de ler, eduquem os filhos de modo análogo, criando um círculo vicioso. E a escola, quando incita a leitura, tende ao uso de métodos maçantes, fazendo desta uma obrigação.
É importante frisar que, para a formação de bons leitores, é preciso que desde os primeiros anos escolares os alunos mantenham contato direto com os livros e que seus gostos literários sejam respeitados e aprimorados ao longo da vida escolar. Uma vez que a leitura se dá de modo prazeroso.
No Brasil, onde o direito à cultura é previsto em lei, os índices de não leitores são preocupantes, assim como os de analfabetos. Em cidades maiores, ao contrário dos pequenos municípios, é comum encontrarmos ambientes públicos que incentivem a leitura: bibliotecas, eventos artísticos, etc. Não que este fator mude por si só a situação da leitura no país. Disponibilizar bibliotecas municipais e aplicar verbas na regularização da cultura são direitos da sociedade.
Saber fazer o uso correto das palavras é o maior recurso do ser humano. A comunicação, além de estabelecer relações interpessoais, garante a integração no meio social, concretiza acordos, une ideias, funde conhecimentos e, talvez o mais importante, destrói estigmas. Entretanto, ter a habilidade referida requer um longo processo de aprendizado e dedicação. Aqueles que detêm maiores meios linguísticos são os mesmos leitores regulares, os que buscam por novos conhecimentos e, também, os que enriquecem o “leque linguístico”.
A leitura é primordial para a evolução humana. A privação desta têm [tem] como resultado, por exemplo, os diversos preconceitos – julgamento baseado em senso comum – e a alienação diante dos meios de comunicação – deficiência de opinião crítica.
Quem lê busca por aquilo que questiona, provoca e faz tramar respostas. Ler trás [trazconhecimento.

Comentários do corretor


Você soube desenvolver um projeto de texto claro, bem organizado que apresentou aspectos relevantes em torno da problemática do tema. Porém, você pouco explorou os problemas gerados pela falta de leitura, que é o foco central do tema proposto. Atente-se!

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente