A leitura, conforme estatísticas, tem sido cada vez mais ausente nos hábitos dos brasileiros, já que segundo os mesmos; possuem uma rotina exaustiva e comprometedora de momentos prazerosos. Não obstante, quando se deparam com um tempo livre, utilizam-no para diversas atividades, menos para ler. Esse fato comprova o descaso com o conhecimento e a melhora da educação; uma situação presente em vários países em desenvolvimento que vivem às margens da ciência produzida por nações como Estados Unidos, Japão e Alemanha.
O incentivo da leitura proporciona a formação da cidadania, da convivência social, do caráter; de sorte que a instrução possibilita a visão para novos horizontes, estruturando o cidadão para a análise da sociedade na qual está inserido [vírgula] cuja índole o permitirá ter um olhar crítico e crucial nos aspectos político, cultural, socioeconômico e ambiental.
A cidadania se constrói por meio do senso analítico estabelecido pela prática constante da leitura que torna possível uma viagem a lugares distantes através da imaginação. Ser cidadão basea-se em conhecer e participar ativamente dos fatos que regem um país, sendo a leitura um instrumento fundamental para se executar tal função.
Ler, além de estimular o raciocínio, favorece a construção de um vocabulário elevado permitindo o desempenho de uma escrita exemplar. A leitura é a porta de entrada para desbravar os mistérios do mundo, resta o compromisso com a sabedoria.
Comentários do corretor
Você apresentou ideias que evidenciaram seu posicionamento crítico acerca da problemática do tema. Contudo, você pouco explorou os problemas que são gerados pela falta de leitura, que é o foco central do tema. Atente-se!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |