A leitura é de fundamental importância para a formação de uma sociedade mais critica [crítica] [vírgula] criativa e atenta aos seus direitos, com a falta da leitura o cidadão fica inato ao mundo em que vive, fica desprovido de idéias [ideias] interessantes, levando o caos intelectual e social ao mundo.
O futuro de uma nação está nos livros, parece que ainda os brasileiros não descobriram isso, nações desenvolvidas como Japão tem o governo incentivando as pessoas a lerem, pois eles sabem que a leitura muda à [a]sociedade. O resultado disso é uma nação rica, com baixos índices de violência, fome, uma excelente qualidade de vida e um país inovador, destaque quando o assunto é novas tecnologias.
Ainda encontramos diversos jovens e adultos que não sabem ler ou não entendem o que está escrito, principalmente nas regiões norte e nordeste do país, desde o período da colonização [vírgula] essas regiões ficaram esquecidas, estão à mercê da miséria e fome, levando as crianças trabalharem ou se prostituírem e a taxa de natalidade e mortalidade subir.
Embora a maioria da população do Brasil não saiba ler, existe a minoria que sabe e acaba ocupando cargos importantes a favor da sociedade que são os cargos públicos. A ambição faz com que alguns desses ocupantes sejam corruptos, desviando as verbas necessárias para manter a vida em sociedade em perfeito estado, como é o caso recente de corrupção de vários ministros.
Portanto, para a melhora de um país a leitura deve estar em primeiro lugar, e os ocupantes de cargos públicos tem que ter a idéia que a leitura foi feita para eles mudarem a sociedade e não a sua renda familiar. Só com a leitura o país cresce, inova, ganha destaque mundial, pois a leitura gera diversos pensamentos. Vários pensamentos juntos levam a construção de um mundo melhor e mais digno.
Comentários do corretor
Você soube desenvolver um projeto de texto que evidenciou seu posicionamento acerca do tema.Apenas cuidado com generalizações e achismos. Por exemplo, será mesmo que o Japão está isento de violência, ou ainda, o analfabetismo está concentrado apenas na Região Norte e Nordeste?
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |