No Brasil, o hábito de ler não é tido como algo prazeroso e a maioria da população não o pratica. As pessoas não têm noção do que a falta da leitura acarreta para o desenvolvimento de uma pessoa, muito menos para o desenvolvimento de uma nação. Até que ponto a leitura pode melhorar a vida de uma pessoa? Será que um dia a palavra “leitura” vai soar de maneira menos pejorativa aos ouvidos dos brasileiros?
Uma pessoa que possui o hábito de ler, geralmente, o adquire na infância. Porém, essa não é uma regra. É possível que uma pessoa, independentemente de faixa etária, que nunca se interessou por leitura, passe a se interessar. Basta que a mesma procure ler a respeito de temas que a entretenha, que desperte interesse. Essa é a única maneira da leitura não ser vista como obrigação, mas sim como lazer.
A leitura proporciona conhecimento, informação, melhorias na escrita e na fala, ajuda as pessoas na maneira de se expressar e compreender tudo a sua volta. O senso crítico e a capacidade de formar opinião de um leitor são muito mais aguçados que a de um não leitor. Nem todos manifestam interesse por assuntos visto como “produtivos”, devido a diversos fatores, mas todos devem ser respeitados e incentivados.
Se a maioria da população fosse culta e informada, o Brasil teria menos problemas. Os brasileiros seriam mais conscientes em relação às questões ambientais, teriam mais noções de saúde coletiva e individual, conheceriam seus direitos e deveres e teriam menos preconceito. Sem contar que teriam mais chances de progredir profissionalmente e, com isso, teriam uma vida mais digna e estável.
Portanto, o Brasil precisa investir nos brasileiros, incentivando cada vez mais a leitura. Só assim, melhorias sociais serão obtidas. Leitura é investimento, é futuro. Uma sociedade crítica e consciente na qual as pessoas convivem de maneira harmônica e respeitosa, livre – em partes – de preconceito, tem como fator indispensável cidadãos que lêem e que recebem incentivo para isto.
Comentários do corretor
Você soube organizar suas ideias e desenvolver um projeto de texto claro que apresentou seu ponto de vista. Apenas procure melhor explorar os problemas que serão gerados pela falta de leitura, já que este é o foco central do tema.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |