No Brasil,[sem vírgula] muito se disdute sobre a dificuldade que existe para uma boa leitura. Os brasileiros, de um modo geral, não têm nenhum interesse em leitura, deixando os livros de lado e [vírgula] consequentemente[vírgula] deixando de aprender.
A falta de interesse é um problema que devemos corrigir o mais rápido possível, pelo contrario [ou], [sem vírgula] continuaremos vendo pessoas com dificuldades para fazer uma simples redação, sem saber a dar uma opinião própria, a fazer boas escolhas.
Para melhorarmos o interesse nos livros por parte de nossa população, devemos primeiramente, mudar a metodologia das escolas, os profesores, base de um cidadão, devem exigir mais. Os alunos devem lêem nos primeniros [ler nos primeiros] anos de educação e além de começar a ler cedo, deve aprender a gostar de ler bons livros.
Com isso, entra o papel importantíssimo dos pais, pois através deles, as crianças passaram a gostarem mais da leitura, o pais devem ensinar os filhos a lêem [leem] , presentiar [presentear] filhos com livros e ler para os filhos.
Assim, podemos afirmar que uma pessoa se faz com conhecimento que adiquire através da leitura. O Brasil precisa disso, qualificação, conhecimento, leitura. Precisamos da boa leitura para mudar nossa história política, economica [econômica], aí sim seremos um pais [país] realmente desenvolvido.
Comentários do corretor
Você apresentou situações que evidenciaram seu ponto de vista. Porém, procure melhor apresentar os problemas que são gerados pela falta de leitura e fuja do senso comum para validar seu posicionamento perante seu interlocutor.
Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |