Educação negra - Banco de redações


A Importância da Leitura

Enviada em: 07/12/2011

Status:

Corrigida
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“Um país se faz de homens e livros”. Já ouvi muitas pessoas defendendo o ilustre Monteiro Lobato, defendendo sua idéia [ideia] como utópica: gostamos da teoria, mas não nos esforçamos para colocá-la em prática. O que estaria acontecendo com nosso país, e, posteriormente o colocando com uma das menores posições em leitura e aprendizagem?

Pesquisas mostram que o mercado editorial cai enquanto a indústria eletrônica e de jogos crescem explosivamente; as prioridades dos nossos jovens de hoje estão mais que claras: preferem diversão e descontração a uma boa leitura e viajem no mundo literário; no mundo das palavras, das fábulas, do mágico e também da realidade que os livros nos trazem; isso não os interessa mais, e quem sai perdendo? O governo? Os jovens? Os escritores?

Será que o governo não gostaria que nós estivéssemos desinformados para não defender nosso pão? Acredito muito nisso. O que a ditadura militar não conseguiu fazer, os “computadores babás”, a tecnologia e o sensacionalismo barato televisivo conseguiram: criar um povo que não sai mais as [às] ruas [para]  se defender, não questiona: é um rebanho manipulado e tocado sem ser questionado. As deficiências escolares, e posteriormente no trabalho, geradas pela falta de leitura são imensas, como um povo vai saber se defender se não consegue sequer interpretar a Carta Magna do seu país?

As desculpas são das mais variadas como “não tenho tempo” e “não tenho dinheiro para comprar livros”. Como assim? Existem livros absolutamente incríveis em bibliotecas públicas e escolares, e até onde sei tempo não se tem, se faz! Para tentar mudar essa perspectiva deveríamos, na escola e em casa, mostrar as crianças como se aprende a ler por prazer, não por obrigação, ler o que gosta e provavelmente o hábito perdurará. Bibliotecas são lugares punitivos nas escolas, um mártir aos alunos. Com essa punição os jovens ignoram o mundo fantástico da literatura; o problema é a educação que recebemos e a forma de sacrifício que damos aos nossos jovens.

Agora me questiono: como queremos que nossos estudantes leiam obras machadianas e de outros autores que tem uma forma rebuscada e culta para escrever, como nossos alunos vão gostar disso se nunca tiveram outro contato? Livros são como músicas e namorados, se nos decepcionamos com o primeiro namoro, uma música de certo estilo ou um livro que não nos adaptemos provavelmente vamos ficar traumatizados e, posteriormente dizer que não gostamos: daquela pessoa, daquele gosto musical ou de ler. Está na hora de deixarmos as desculpas de lado, e mudar!

Comentários do corretor


Você soube organizer suas ideias e apresentar seu ponto de vista crítico acerca do tema. Porém, cuidado com o uso marcado da primeira pessoa em textos dissertativos. No mais, você poderia ter melhor explorados os problemas gerados pela falta de leitura, que é o foco central do tema.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente