O debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros, (Sem vírgula) é importante pois, (Sem vírgula) muitas famílias são prejudicadas graças a isso, e acontece por causa da baixa renda dessas pessoas. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização)
Por consequências de alagamentos, desastres ambientais, falta de energia e etc., muitas pessoas ficam sem moradia, além de prejudicar a saúde mental e física da humanidade, também que os desastres pode destruir infraestruturas e comprometendo o direito a comércio, hospitais, e escolas. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Geralmente, as mudanças climáticas acontecem nas mudanças de estações, como por exemplo o inverno, onde faz mais frio em alguns lugares do Brasil, nessa estação que é marcada por dias e noites mais frias e chuvosas, pode acontecer deslizamento de terra, causando um grande impacto, principalmente em lugares como serras e morros. (Reelabore. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, pode ser feito vários debates com as autoridades responsáveis por tais áreas, para que as pessoas não sejam prejudicadas com as mudanças climáticas, e, para proteger os direitos humanos, é necessário ter politicas de prevenção eficazes, algumas coisas que podem ser feita e que dê segurança para a humanidade, é a renda justa, acesso á saúde, água e trabalho digno. (Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas por meio de um projeto de texto e respeitando o recorte temático. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |