As leis foram feitas para promover perdem e justiça na sociedade, (Problema na construção de sentido) embora pode ser observado no nosso cotidiano a ausência das suas respectivas funções. Conforme consta no artigo 5 da Constituição Federal de 1988, todos são iguais perante a lei, garantindo a inviolabilidade do direito à saúde, à igualdade e a propriedade. Entretanto, mediante a tragédia no Rio Grande do Sul, é percebido a dificuldade dos moradores locais para recuperar o dano causado, perdas de comércio, casas destruídas e também o desemprego, ressaltando a permanente existência da desigualdade social.
O dilema supracitado é alarmante, uma vez que a sociedade está em constante evolução e ainda prevalece este problema. É evidente que o real motivo da desigualdade seja a má distribuição da renda e o que causa mais repercussão, a falta de investimento na educação. Como diz o Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa, através dela são criados grandes profissionais, capazes de conquistar uma vida digna e estabilidade financeira, e mediante a catástrofes inesperadas por condições climáticas, todos consigam se reerguer. (Reelabore a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos apresentados, é necessário o Ministério da Educação proporcione métodos de ensino avançados e mais complexos, com plataformas amplas onde o estudante de todas as classes sociais esteja capacitado para concorrer a bolsas de universidades, oferecendo a oportunidade de conseguir uma carreira profissional. Com isso, teremos uma sociedade evoluída, com grandes empreendedores, empresário e funcionários excelentes, conquistando boas condições financeiras para todos.
Comentários do corretor
Reveja o recorte temático e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |