A Organização Mundial das Nações Unidas representa o desejo de promover melhores condições de vida para a humanidade. Porém, esse anseio ainda não se concretizou em relação à necessidade de debater sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros, visto que há uma invisibilização social e política acerca desse fato. Com isso, emerge um problema sério em virtude do consumismo e de um governo omisso. (Formulou a tese)
Dessa forma, em uma primeira análise, deve-se considerar o consumo excessivo como o principal fator para a problemática. De acordo com o filósofo Zygmunt Bauman, o problema não é consumir e sim o desejo insaciável de continuar consumindo. Consoante a isso, a obtenção exagerada de bens e serviços, muitas vezes supérfluos, aumenta o desperdício e causa o acúmulo de lixo, que geralmente é descartado incorretamente. Tais ações contribuem para a poluição do meio-ambiente, intervindo diretamente nas mudanças climáticas, o que prejudica os direitos básicos dos moradores do país, pois são afetados pelas catástrofes ambientais. Assim, é preciso reconhecer esse consumismo para que a situação seja superada. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ineficiência governamental mostra-se como um potencializador para o impasse. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Entretanto, tal responsabilidade não está sendo honrada no que tange aos impactos negativos que a crise climática tem causado aos direitos fundamentais da população brasileira, uma vez que com esses eventos, como a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul que ocorreram este ano, há a destruição de infraestruturas, como moradias, hospitais e escolas. Desse modo, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia que se encontra.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível intervir sobre esse quadro lacunar. Para isso o governo, o qual é responsável por regrar e organizar a sociedade, deve promover campanhas de conscientização sobre preservação ambiental, a fim de inverter a inércia estatal e incentivar as pessoas a comprarem de forma consciente e, dessa forma, diminuir o desperdício, que gera a poluição e consequentemente as alterações climáticas. Isso deve ser feito por meio da mídia e das instituições públicas, como as escolas. A partir de ações como essas, o objetivo da ONU poderá ser realizado. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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200
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Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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160
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Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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200
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Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 920
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
200 |
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 |
200 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
200 |
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
960 |
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
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