No ano de 2024 ocorreu uma grande tragédia na região Sul do Brasil. Por razão de mudanças climáticas houve tantas chuvas que tiveram sérios casos de inundações. Assim sendo, com o acontecimento de tal desastre, houve uma revolta da população em relação à falta de atitude do Estado em relação aos acontecimentos, e como após um tempo as mídias pararam de falar sobre o que ainda estava acontecendo. Dessa forma, este é um tema relevante para se discutir. (Reelabore as discussões inciais)
Nesse cenário, o filósofo Sócrates possui uma assertiva que diz, “ Só sei que nada sei”, (Justaposição) em tal fala o pensador crítica as pessoas as quais possuem conhecimento, mas não fazem nada com tal informação. Dessa maneira, é possível associar tais seres com o atual Estado, que possuía noção do que poderia acontecer, entretanto não fez nada antes, nem depois para ajudar a população que perdeu muito. (Abordagem limitada)
Diante desse ponto de vista, na Antiguidade ocorreu uma forma de governo chamada “pão e circo”, a tal distraia a população dos acontecimentos ruins, os fazendo ver somente os bons. Nesse sentido, é o que os jornais e as mídias sociais estão fazendo com a sociedade brasileira, parando de divulgar informações das mudanças climáticas e voltando a falar de acontecimentos normais. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é extremamente necessário o debate sobre o impacto das mudanças climáticas na vida do cidadão brasileiro. Portanto, são necessárias propostas de intervenção. Como a junção do Ministério das Telecomunicações com o YouTube fazendo documentários e podcast gratuitos com debates para deixar a população mais informada sobre tais ocorridos, e as consequências na vida deles. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e explordas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |