Segundo a, (Sem vírgula) pensadora Djamila Ribeiro (Vírgula) o primeiro passo para solucionar uma questão, (Sem vírgula) é tirá-la da invisibilidade. Nesse sentido, os impactos das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros, (Sem vírgula) afeta agressivamente a vida de muitos no Brasil. As principais causas desses impactos, (Melhore a construção de sentido) como o aquecimento global e as fortes chuvas que afetam a população. Logo deve-se discutir e solucionar essa questão, que tanto interfere na vida dos brasileiros.
Sob esse viés, vale destacar o aquecimento global como causa primordial das mudanças climáticas, com ações do homem para o meio ambiente, como exemplo as queimadas, acaba se tornando um dos fatores que interferem e variam o clima. Pesquisas realizadas pela Agência Espacial Norte-americana (NASA) relata o aumento das temperaturas em relação às queimadas, em especial na Amazônia. Por conseguinte, altas variações de calor, se desequilibra abundantemente, causando os impactos climáticos. É imperativo, portanto (Vírgula) que se reconheça o valor da Amazônia, para que haja um equilíbrio climático. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o excesso de altas temperaturas, (Sem vírgula) acabam se resultando em intensas chuvas, que por consequência afeta a população brasileira. Consequentemente, as fortes tempestades acabam causando inundações, provocando grandes impactos na vida de muitos brasileiros. Como exemplo pode-se citar a tragédia do rompimento da barragem, provocada pela chuvas fortes, em Mariana-MG, onde, (Sem vírgula) muitos perderam bens materiais e até mesmo familiares. (Melhore a progressão de ideias. Truncamento) Pois conforme o filósofo Jonh locke, afirma que o governo (Problemas na construção de sentido) e responsável pelo bem comum da sociedade. Logo, o governo deve se responsabilizar a acolher e ajudar as famílias vítimas, (Sem vírgula) desse impasse.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para obter sucesso em meio ao problema que está sendo abordado. Nesse sentido, os órgãos governamentais responsáveis pelo meio ambiente e pela sociedade, (Sem vírgula) devem implementar campanha de conscientização a sociedade sobre os perigos das queimadas no meio ambiente, mediante de vídeos informativos nas redes sociais, por especialistas do meio ambiente. Ademais estabelecer também, (Sem vírgula) campanhas de doações, para vítimas afetadas, por esses impactos climáticos. Espera-se com essas medidas propostas, minimizar e solucionar, (Sem vírgula) o problema dos impactos das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais clareza. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |