"As alterações climáticas não são ficção científica. Esta é uma batalha no mundo real, e tem impacto sobre nós neste momento". A frase (Vírgula) do fisiculturista austro-americano Arnold Schwarzenegger, deixa nítida a preocupação com as questões relacionadas ao meio ambiente. Dessa forma, é válido analisar como a forma que o ser humano se comporta no meio ambiente afeta negativamente o crescimento e desenvolvimento ambiental no Brasil.
É importante pontuar de inicio; que é evidente as mudanças climáticas comparado a décadas passadas, tal situação se torna agravante, onde ocorrem grande catástrofes ambientais, uma delas ocorridas no Rio Grande do Sul em maio de 2024 (Vírgula) deixando centenas de pessoas desabrigadas. Prova disso, (Sem vírgula) é um levantamento feito pela OMM (Organização Meteorológica Mundial) que apontam que o agravamento da mudanças climáticas trouxeram altos níveis de secas, inundações e ondas de calor em diversos lugares do mundo, sendo eles forte fator para a desigualdade caracterizado pela falta de moradia e a destruição de infraestruturas como escolas, hospitais, centros de acolhimentos entre outros... (Ponto final)
(Boa estratégia coesiva) Ademais; é imperativo ressaltar que a degradação ambiental tem forte ligação com a sociedade (Vírgula) tornando-os promotor do problema. Segundo dados do observatório do clima brasileiro o total de CO (dióxido de carbono) passou de 1 bilhão para 1,19 bilhões toneladas brutas e o agronegócio cerca de 74% de poluição ambiental. Partindo desse tema, é de conhecimento geral que a poluição é causada pelo consumo e descarte de produtos incorretos. Segundo Thomas Hobbes (Vírgula)" O Estado é responsável por garantir o bem-estar da população" (Vírgula) entretanto isto não ocorre no Brasil, necessitando de uma reformulação dessa postura estatal de forma urgente para que esse cenário não continue a pendurar.
(Boa estratégia coesiva) Por fim; diante dos desafios supramencionados, é necessário a ação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Nesse sentido, cabe ao poder público, na figura do governo estadual (Vírgula) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, desenvolver um programa de concientização educacional através de campanhas educacionais nas escolas e palestras, com principal objetivo de debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros. Desta maneira, certamente a afirmação de Thomas Hobbes será vivenciada por todos os cidadãos brasileiros. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |