A Constituição brasileira de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 5° (Vírgula) o direito à moradia e saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, esse conceito não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros (Vpirgula) o qual vem os prejudicando de forma ampla, e assim precisa ser debatido com a sua devida importância. Tal problemática está relacionada a carência de medidas governamentais e a ausência da conscientização da população, logo é algo que precisa ser resolvido. (Formulou a tese)
Em primeira análise (Vírgula) deve-se ressaltar a débil ação do poder governamental enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado de proporcionar meios que auxiliem no progresso da coletividade. As autoridades, contudo (Vírgula) não vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que não realizam as devidas medidas para acabar com os causadores das mudanças climáticas. Dessa forma a problemática causa vários problemas e impede que os cidadães desfrutem dos seus direitos básicos, como as enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul que desabrigaram muitos brasileiros.
(Boa estratégia coesiva) Ademais nota-se como a ausência da conscientização da população acerca do tema, (Sem vírgula) se encontra presente no contexto hodierno. Sob esse viés é importante ressaltar que entre os maiores causadores de poluição se encontra os veículos que poluem ainda mais se não receberem sua devida manutenção. Além disso, o descarte inapropriado de resíduos e a não reciclagem pioram o problema que prejudica a saúde dos indivíduos e ocorrem pela indiferença da sociedade. Assim os causadores das mudanças climáticas são agravados e como diz o filósofo Karl Marx, "Os seres humanos e a natureza se encontram em uma relação de reciprocidade".
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse causador de tantos problemas. Cabe ao Poder governamental, instância máxima de ação executiva, promover medidas eficazes contra os causadores das mudanças climáticas, mediante um projeto-lei que diminua a emissão de CO² e o investimento de forma eficaz em combustíveis renováveis, a fim de acabar com a poluição. Cabe também ao ministério de Educação, órgão de ação educacional, com as escolas conscientizar a população, por meio de palestras e campanhas educativas, a fim das pessoas cuidarem do meio ambiente, em suma o artigo 5° prevalecerá.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |