"Parasita" (Melhore o encadeamento das ideias) o filme retrata uma cidade que foi atingida por uma catástrofe ambiental e acabou desabrigando milhares de pessoas. Dessa forma, observa-se que é urgente debater sobre o impacto das mudanças climáticas para com a população, torna servidente como causas a negligência governamental bem como a desigualdade social. (Reelabore e apresente a discussão com clareza)
Em primeira análise, deve-se ressaltar negligência governamental enquanto mantenedora da problemática. Segundo Zygmunt Bauman, " Não só as crises que mudam o mundo mas sim nossas reações a elas". Nessa linha de pensamento, a falta de ação do governo para inibir os efeitos desastrosos da alteração climática prejudica cada vez mais o cenário vigente onde todo o corpo social é afetado por inundações, oscilações meteorológicas, secas agrícolas e ecológicas. Logo, discute-se a necessidade de ações eficazes para a resolução da problemática.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é notório que a desigualdade social é um entrave para o enfrentamento da temática. Nessa perspectiva, o filme de ficção científica "O Poço " explora a verticalidade social vivenciada em uma prisão na qual cada nível apresenta diferentes indivíduos com situações distintas. Tal quadro, (Sem vírgula) expõe as diversas realidades que uma parcela do povo sobrevive, com a falta de uma distribuição de renda, oportunidades e (Vírgula) dessa maneira, enfrentar preconceitos e restrições a alguns direitos. Realmente, faz-se necessária uma intervenção imediata.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é evidente, portanto, que é necessário alterar essa situação. Para que isso ocorra é essencial que o governo federal que "Administra o país e implementa políticas nacionais", através de planejamento e desenvolvimento faça políticas faça políticas ambientais e sociais. Isso acontecerá com diálogo entre os núcleos do poder administrativo, afim de trazer alternativas para minimizar os danos na comunidade. Ademais, é imprescindível que o Ministério dos direitos humanos e da Cidadania que é "Responsável pela aplicação das Leis e pela preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio", realize programas para combater as disparidades sociais. Dessa maneira, adotando tais atitudes, será possível alcançar uma nação ideal.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas por meio de um projeto de texto e exploradas com mais clareza. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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160
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Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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160
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Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 800
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
840 |
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
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