No filme “Parasita”, lançado em 2019, é abordado a história de duas famílias com condições econômicas diferentes: os Kim e os Park. Em dado momento da trama, uma forte chuva atinge a região em que as famílias vivem. Para a família Park, a chuva é uma benção. Entretanto, a chuva terrível acaba inundando a casa dos Kim. Em uma analogia, a falta de cuidados com o meio ambiente e as disparidades sociais elevam a ocorrência de desastres naturais e potencializa danos nos direitos básicos dos brasileiros afetados por tragédias como esta, sendo evidente discorrer sobre a pauta e buscar possíveis soluções. (Ótima contextualização)
Primeiramente, a ausência de cuidados com a natureza exacerbam o desequilíbrio natural e a possibilidade de desastres naturais. No livro “O Lorax”, escrito por Dr. Seuss, o personagem Lorax é o protetor das árvores de Trúfulas, destacando durante toda a fábula a importância de se preservar o meio ambiente. Em oposição com a realidade, grande parte dos brasileiros isentados de educação não possuem a mesma mentalidade sustentável que Lorax, mantendo atitudes que afetam o ecossistema. Consequentemente, os danos ao meio ambiente e a possibilidade de desastres naturais elevam-se ao extremo.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, as desigualdades sociais amplificam a dificuldade dos brasileiros em restabelecerem suas vidas após um desastre ambiental. “Tem muita gente se queimando na fogueira, e muito pouca gente se dando muito bem”. Este trecho de “Tribos E Tribunais”, canção da banda Engenheiros do Hawaii, expõe de forma metafórica as consequências advindas da desigualdade social. A ausência de recursos para se recuperar após um desastre dificulta o acesso à habitação, à saúde e à educação dos brasileiros, que são impedidos por sua condição social e econômica (Melhore a construção desse argumento). Consequentemente, o ferimento (Reveja a seleção lexical) destes direitos básicos demonstra a urgência da busca por soluções.
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, cabe ao Estado brasileiro, por meio do Ministério da Educação, garantir a conscientização dos jovens sobre a preservação da natureza. A efetivação pode ocorrer por meio de palestras e projetos realizados por profissionais, que irão informar sobre a importância da sustentabilidade e do cuidado ao meio ambiente, a fim de reduzir o desequilíbrio nas mudanças climáticas. Além disso, é também dever do Estado brasileiro, por meio do Ministério da Assistência Social, assegurar a proteção social dos cidadãos que são afetados pelas mudanças climáticas, sendo efetivado com a destinação de verbas para investir em melhorias na infraestrutura e em benefícios sociais, a fim de que os direitos básicos dos brasileiros sejam respeitados. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |