As mudanças climáticas veem vêm sendo um desafio não somente para os brasileiros, mas para todo o mundo. Os países desenvolvidos saem na frente no combate, enquanto países sub-desenvolvidos subdesenvolvido ou em desenvolvimento não fazem sua parte como deveriam, seja por falta de recursos, seja por falta de conscientização. Portanto, para sanar o problema é necessário notar a importância do debate sobre o impacto das mudanças climaticas nos direitos básicos dos brasileiros.
Segundo o artigo 25 presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos têm direito a uma vida que assegure saúde, bem-estar, serviços sociais entre outros. Diante da tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul no ano de 2023, muitos dos direitos básicos dos cidadãos não foram garantidos. Pessoas perderam suas casas, seus empregos e até mesmo suas famílias. Ao contrário do que se pensa, a causa das inúmeras perdas não foi a proximidade das casas com os rios (Vírgula) mas sim as mudanças climáticas. Uma enchente daquela magnitude não é normal e evidencia a urgência em debater as mudanças climáticas, principalmente porque os mais afetados são as pessoas mais vulneráveis. Talvez o maior problema seja a falta de consciencialização da população, que não cobra dos governantes eleitos por políticas públicas que sejam favoráveis ao meio ambiente e não ao bolso burguês. Ou talvez o problema seja que os governantes prefiram que a população não debata esses assuntos. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Toda via, Todavia, existem pessoas que estão realmente interessadas em mudar os rumos do planeta. Periodicamente, encontros são promovidos entre diversos países para discutir as mudanças climáticas e como os seres humanos podem salvar o planeta. A Agenda 2030 da ONU (Desenvolva a sigla) é um exemplo disso, onde metas como combate às alterações climáticas, sustentabilidade, saúde e bem-estar são algumas das prioridades. Além disso, programas como o Fundo Amazônia são uma maneira que os países ricos encontraram de garantir a preservação do meio ambiente mesmo em países onde não haveriam recursos para tal. No entanto, a luta ainda se distancia das camadas populares dos países em desenvolvimento, que por falta de informação ainda jogam lixo no chão e poluem excessivamente o meio ambiente com o uso de combustíveis fósseis (Melhore a construção desse argumento). Enquanto em países ricos milhares de dólares são investidos por ano em melhorias no transporte coletivo, ciclovias eficiente e consumo consciente, essas pautas não parecem prioridade por aqui, (Evite esse tipo de construção) o que é no futuro pode ser a causa das direitos básicos não assegurados em tragédias climáticas. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para começar a mudança na sociedade brasileira, é necessário que políticas públicas sejam feitas. Através do Ministério da Educação, MEC, aulas sobre reciclagem, onde alunos separarão seus próprios resíduos e consumo consciente, em que eles transformarão o que antes iria para o lixo em novos objetos, deveram fazer parte do ensino. O incentivo ao transporte coletivo e uso de bicicletas para ir até a escola é também fundamental. Desta forma, com a sociedade instruída no futuro todos poderão ter seus direitos garantidos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas respeito o limite de 30 linhas, certo? Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |