"É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve."(Victor Hugo). Analisando o cenário atual, observa-se os crescentes casos de desastres naturais que vem acontecendo atualmente devido ao descaso da população em relação ao meio ambiente. Ademais, é preciso salientar os grandes impactos na sociedade devido à atual enchente que atingiu o estado do RS (Desenvolva a sigla) nos últimos meses.
Em primeiro lugar, vale ressaltar, (Sem vírgula) o grande aumento em relação ao desmatamento da natureza nos dias de hoje, a falta de empatia e o aumento da ganância de grandes empresas vem ocasionando isso cada vez mais. Dessa forma, essa é uma das principais problemáticas a serem discutidas entre as autoridades. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, faz-se necessário mencionar as enchentes que atingiram o RS em maio de 2024, um dos principais fatores que ocasionou tal desastre natural, foi devido ao grande aumento dos desmatamento. Logo, isso causa um grande impacto nos direitos básicos de muitos brasileiros, a perda de bens materiais como casa, carro, roupas, calçados, comida, entre outros fez com que todo o estado do RS enfrentasse um grande período de calamidade pública. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Cabe às autoridades governamentais divulgarem através da mídia os danos causados pelo desmatamento excessivo dos seres humanos e a importância de manter o bem-estar da natureza, para todos terem uma boa qualidade de vida com o passar dos anos. (Truncamento) Assim como cabe às escolas incentivarem as crianças e adolescentes através de projetos a importância de cuidar e cultivar árvores atualmente. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |