Não são recentes os estudos e pesquisas sobre os impactos das mudanças climáticas. Apesar do alerta constante, a população e, principalmente, o poder público (Vírgula) ainda não tratam devidamente o tema. Urge no Brasil e no mundo, então, a necessidade de mudança. (Explore mais as discussões iniciais)
Eventos extremos já são uma realidade. Vide a recente tragédia no Rio Grande do Sul, causada por uma numerosa quantidade de chuva e a falta de preparo para lidar com a situação ocorrida, milhares de gaúchos foram prejudicados. Infraestruturas de direitos básicos, como escolas, hospitais, estradas e etc. foram destruídas, um dano que, inclusive, extrapolou as fronteiras do estado e alcançou todo o Brasil, devido à falta de produtos provenientes de lá, como o arroz --- alimento básico do prato brasileiro. Tal episódio só exemplificou o quanto as mudanças climáticas atingem também de forma negativa a economia. (Melhore a construção desse argumento)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que as mudanças climáticas devem ser tratadas com seriedade pelos mais diversos setores de um país. É dever da população engajar-se em causas ambientais e, por meio de veículos de informação, aumentar o debate sobre o assunto entre a sociedade. Enquanto que ao governo, cabe a criação de medidas mais rigorosas, como punição mais severa àqueles que desmatam e poluem. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |