Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade ideal, onde o corpo social é padronizado pela ausência de conflitos e problemas.
No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do cenário narrado por More. (Melhore a contextualização)
Os desastres ambientais, que são consequências diretas de ações humanas, refletem atualmente em todo o mundo. Essas situações evidenciam o quão distante está a concretização dos ideais utópicos de More. A recente tragédia no Rio Grande do Sul, no Brasil, demonstrou de forma triste e clara o despreparo do país para lidar com calamidades climáticas dessa magnitude. Milhares de cidadãos ficaram ilhados, sem acesso a alimentos e suporte médico, o que comprometeu seriamente a saúde e a segurança dessas pessoas. (Aprofunde esse argumento)
(Melhore a estratégia coesiva) É importante destacar que a gravidade dessa tragédia é resultado da ineficácia dos setores governamentais na criação de mecanismos capazes de prevenir tais ocorrências. O estado do Rio Grande do Sul vinha enfrentando ameaças de deslizamentos e enchentes há anos, devido à própria natureza do solo e ao clima da região. Contudo, a inércia governamental diante desses avisos e a falta de ações preventivas contribuíram para que muitos indivíduos perdessem suas vidas ou familiares nessa tragédia. Nesse contexto, o preâmbulo da Constituição Federal de 1988, que garante a dignidade da pessoa humana, não está sendo efetivamente respeitado. As autoridades governamentais tratam os cidadãos com descaso, agravando o quadro de desigualdade social no país e contribuindo para a perpetuação desse cenário deletério.
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, é urgente a implementação de medidas concretas para conter o avanço dos desastres ambientais no Brasil, antes que seja tarde demais. Para mitigar essa problemática, é necessário que o Tribunal de Contas da União (TCU) - órgão responsável por fiscalizar e julgar as contas dos administradores de recursos públicos federais - destine capital para o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Esses recursos devem ser direcionados para fortalecer o monitoramento, a fiscalização e a pesquisa voltados para a prevenção de futuros desastres, de modo a reverter o cenário atual. Assim, em médio e longo prazo, será possível atenuar os impactos nocivos dos desastres ambientais no Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |