Mudanças climáticas podem gerar desastres naturais, seja por ação do próprio ecossistema, seja por ação humana que invade determinado espaço sem compreender sua estrutura. Quando isso ocorre em áreas abarrotadas de construções, é comum que grande parte dela acabe destruída, causando ferimentos, desaparecimentos e mortes dos habitantes. (Reestruture)
Nessa condição, a população de baixa renda costuma ser a que mais sofre com esses fenômenos, uma vez que a maioria de seus pertences são danificados pelos deslizamentos, terremotos e enxurradas. Para se recuperar dos danos causados, muitos precisam continuar a trabalhar e não têm condições financeiras para se reerguer a curto prazo. Tal fator agrava a desigualdade social já existente entre pobres e ricos. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) A título de exemplo, podem-se citar os desastres ocorridos em Mariana (2016), Brumadinho (2018) e Rio Grande do Sul (2024), onde muitas pessoas morreram afogados e soterrados. Além disso, os sobreviventes ficaram sem seus lares e itens básicos, tendo que depender de ações governamentais para se manterem.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, pôde-se ver a importância de se discutir maneiras de ajudar as vítimas dessas catástrofes. Isso pode ser feito com investimentos governamentais a nível estadual e municipal para proteger moradores em áreas que sejam mais propensas a tais fenômenos, utilizando materiais adequados e reconhecendo áreas de maior risco. Ademais, é necessário separar locais para comportar os sobreviventes até que consigam superar o trauma e reconstruir seus lares, o que pode ser feito também com contribuições voluntárias da população, ao serem divulgadas campanhas para arrecadação de fundos.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |