O Arcadismo brasileiro, importante escola literária do século 18, foi marcado pelo culto ao meio ambiente. Porém, no contexto atual do Brasil, o meio ambiente e o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros enfrentam diversos desafios para serem debatidos, gerando a falta de destaque. Nesse sentido, essa problemática ocorre em virtude da omissão governamental e da influência midiática. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, é preciso atentar para o descaso estatal em relação à fomentação do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos dos brasileiros. Segundo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. No entanto, no Brasil, isso não ocorre, visto que a falta de investimentos em políticas públicas causa dificuldades no âmbito social, como a perda do direito à moradia. Logo, faz-se mister uma reformulação dessa postura estatal. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a influência dos meios digitais é um fator agravante no que tante ao problema. Para Chimamnda Adichie, mudar o status-quo - o estado atual das coisas - é sempre penoso. Essa conjuntura pode ser observada no papel que a mídia possui no debate sobre o impacto do clima nos direitos dos brasileiros, uma vez que ela auxilia no fortalecimento de uma sociedade capitalista e desdenhosa ao debate. Isso ocasionou o silenciamento da população, enraizando a lógica capitalista. Diante do exposto, os brasileiros perdem a voz no debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos brasileiros, ao ser propagada a ideia de que o silenciamento é normal. (Melhore a construção desse argumento)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que esta situação seja dissolvida. Para isso, o governo, órgão responsável por garantir a condição e existência de todos, deve fomentar o debate, por meio de postagens em mídias físicas e digitais, a fim de sanar a falta de debate e ouvir os brasileiros. Paralelamente, os meios de comunicação precisam combater a lógica de inferioridade econômica e a concepção normalizada da falta de debate. Assim, será possível solucionar esta questão, pois, novamente, o Brasil retomará os preceitos árcades. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |