Há muito tempo o Brasil vem discutindo a respeito da importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros." Inteligência é habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente".— Paul Waldson, ambientalista canadense. (Melhore a construção de sentido) Nesse contexto, é necessário que ocorra uma maior harmonia entre os brasileiros e o meio ambiente. Entretanto, há dois fatos que impedem: cidades não preparadas para os impactos climáticos e governo que mantém os focos de mudança ruim do clima.
Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a presença de cidades não preparadas para os impactos climáticos é um problema. Um exemplo claro é a cidade de Recife, capital de Pernambuco, onde os cidadãos têm direitos rompidos pelas enchentes que destroem os móveis de suas residências, deslizamentos que destroem casas e matam pessoas. A cidade, como muitas outras pelo país, não tem um sistema de drenagem muito eficiente. Devido a isso, desempenhando um péssimo papel contra as fortes chuvas.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator influenciador do problema é o mantimento dos principais focos de mudança climática por parte do país. (Truncamento) Que são hoje automotivos movidos a combustíveis fósseis. Esse número alto de veículos emite bastante CO2, que nada mais é do que a chave para o agravamento do desequilíbrio do clima. (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário. Por isso, para melhorar os quadros, o governo federal deve, mediante o uso moderado de seus três poderes, criar dois projetos, onde o primeiro seja para implantar reservatórios de água potável e sistema de drenagens melhores nas capitais e cidades que necessitem; já o segundo projeto promova e apoie linhas de carros elétricos e postos que os abasteçam pelo Brasil. Tudo isso com o objetivo de diminuir os danos à natureza e, principalmente, aos direitos dos seus cidadãos.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais desenvolvidas. Não deixe de exercitar a sua escrita. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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200
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Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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160
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Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 840
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
120 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
800 |
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
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