A Constituição Federal de 1988 - documento jurídico mais importante do país - garante a todos os cidadãos brasileiros o bem-estar. No entanto, quando se observa a falta de debate sobre os impactos das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros, dificultam a universalização desse direito tão importantes, visto que esse problema compromete diretamente a saúde e a segurança da população.
Em primeira análise, vale ressaltar que as mudanças climáticas podem impactar diretamente na saúde da população brasileira tendo em vista que esse problema pode aumentar o risco do surgimento de diversas doenças infecciosas que até mesmo podem causar a morte das pessoas (Melhore a construção dessa ideia). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social" (Vírgula) já que o Estado não cumpre sua função de garantir o direito ao bem estar da população, o que infelizmente é evidente no país.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe salientar que essa problemática pode pode impactar, também, diretamente na segurança da população brasileira, já que podem ocorrer diversas catástrofes como inundações e deslizamentos de terras que podem destruir casar, ferir e até mesmo matar muitos indivíduos. O teólogo e escritor Leonardo boff afirma que o tema das mudanças climáticas é de extrema importância e de urgência temporal. Por isso a sociedade deve debater sobre esse assunto para que esse problema possa ser evitado futuramente e assim garantir a segurança da população. (Melhore a construção desse argumento)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo federal juntamente do ministério da cultura e da educação, órgãos responsáveis pela cultura e educação de um país, devem promover por meio de debates nas escolas o conhecimento sobre como os impactos das mudanças climáticas podem ser prejudiciais aos cidadãos brasileiros. (Truncamento) Para que assim os indivíduos entendam a importância de cuidar do planeta, e somente assim o Estado poderá cumprir com o seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |