O "Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade, a crítica de Saramango é verificada na falta de debates sobre os brasileiros impactados por mudanças climáticas que têm seus diretos básicas afetados. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da desigualdade social e da omissão governamental. (Formulou a tese)
Em primeira análise, a disparidade econômica é um desafio presente no tema. Chimamanda Adichie afirma que "A mudança no status quo – estado das coisas – é sempre penosa". Nesse contexto, a desigualdade fica evidente na dificuldade de implantar uma discussão sobre os impactos ambientais no cotidiano dos indivíduos marginalizads, visto que a população de classe alta pode escolher morar em áreas mais seguras, enquanto as de menor renda são forçadas a viver em regiões mais vulneráveis a desastres. Assim, urge a mudança do status quo. (Melhore a construção desse argumento)
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a carência de ações do governo é um entrave na solução do problema. Djamila Ribeiro defende que "Para pensar soluções para uma realidade, devemos tirá-la da invisibilidade". Dessa forma, é notável que a instituição governamental não tem realizado debates eficazes sobre as consequências das mudanças climáticas e suas interferências na sociedade, nem oferecido suporte adequado aos indivíduos afetados. Quando ocorrem esses incidentes, escolas, hospitais e moradias são danificados, comprometendo direitos fundamentais como saúde, educação e bem-estar. Nesse contexto, é preciso tirar o problema da inviabilidade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, poder público deve investir na valorização do debate sobre os impactos das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros, por meio da destinação de verbas para criar programas que facilitem acesso a terrenos mais estáveis à indivíduos de baixa renda, a fim de combater a desigualdade que prevalece. Tal ação pode, ainda, ser divulgada nas mídias de massa para que a população tome conhecimento. Assim, a Constituição de 1988 será efetivamente cumprida.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |