Não é mais surpresa o fato de que a ação do homem está cada vez mais afetando o planeta e desencadeando mudanças climáticas severas, como chuvas fortes e temperaturas extremas. Essas são as respostas da natureza, que têm causado desastres ambientais e prejudicado os direitos básicos das pessoas no que diz respeito a saúde, educação e moradia. No Brasil, as enchentes e os deslizamentos são os que mais se repetem ao longo dos anos, ceifando vidas e deixando famílias desabrigadas. A falta de infraestrutura é um dos principais motivos que favorecem os desastres, portanto, cabe ao governo tomar as medidas cabíveis para que os impactos sejam amenizados. (Delimite as discussões iniciais)
Como dito anteriormente, muitas comunidades brasileiras deixam a desejar no quesito infraestrutura, geralmente são construídas sem um planejamento adequado, em áreas como morros, antigas passagens de rios ou locais sem escoamento, ou seja, terrenos propensos a deslizamentos ou enchentes no período chuvoso, como é o caso das favelas (Cite exemplos). Além disso, na favela é onde está a população mais pobre que não tem condições financeiras para investir em moradia, por isso as construções são precárias e não estão preparadas para enfrentar a força do clima.
(Boa estratégia coesiva) No entanto, a moradia não é o único direito afetado pelos desastres ambientais, as escolas, hospitais, supermercados e até mesmo as estradas de acesso à cidade também acabam sendo atingidos nos casos mais extremos, com isso a população fica isolada, o que dificulta também a chegada de ajuda humanitária. Outra situação preocupante é a contaminação, no caso das enchentes, onde tudo fica coberto pela água inclusive o esgoto, é inevitável que as pessoas adoeçam, e nada do que foi submerso por ser recuperado, sem contar com as vidas que são perdidas. Diante de um cenário como esse, é preciso tempo e muito trabalho até que tudo esteja apto para funcionar novamente. (Reestruture a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Todos sabemos que o governo é o principal órgão responsável por garantir os direitos básicos da população, portanto, é preciso que a política juntamente com a defesa civil entrem em ação, identificando e resolvendo os problemas de infraestrutura presentes nas comunidades mais carentes do país, para assim amenizar ao máximo os impactos causados pelas mudanças climáticas, visto que, (Sem vírgula) o investimento em infraestrutura é uma ação fundamental para a solução deste problema. Além disso, seria necessário investir também na construção de moradias para a população mais pobre, proporcionado então mais qualidade de vida e evitando que estes construam suas casas em locais de risco. Paralelo a esse trabalho, seria interessante conscientizar a população, por meio de informativos veiculados nas emissoras de televisão, que alertem sobre o perigo de construir em áreas de risco como as já citadas acima. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite as discussões. pois você ultrapassou as 30 linhas. Você apresentou muitos problemas, e argumentou pouco. Evite isso. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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160
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Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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120
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Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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120
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Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 680
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
200 |
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
880 |
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
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