A Revolução Industrial trouxe consigo as máquinas, dando origem às fábricas que contribuíram com o aumento dos gases poluentes e levaram ao aquecimento global, o qual intensifica as mudanças climáticas no globo. Assim, geraram-se discussões a respeito da importância do debate sobre o impácto dessas mudanças nos direitos básicos dos brasileiros, sendo eles, por exemplo, o direito à alimentação e à saúde. (Muito bem. Formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, um dos direitos atingidos pelas alterações no clima está relacionado à alimentação. Segundo o site do Senado Federal, o senador Paulo Paim afirma: "as alterações climáticas impactam a produção agrícola, levando à escassez, à insegurança alimentar, violando os direitos humanos". Dessa forma, diante da pouca quantidade de comida (Vírgula) a inflação cresce e parte da população, principalmente os mais vuneráveis, passam fome.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o direito à saúde tem sido afetado por conta das mudanças no clima. Recentemente, o país enfrentou uma epidemia de dengue, na qual, segundo uma publicação da Agência Brasil, ocorreram quase 5 mil mortes. Tal fator está relacionado ao aumento das chuvas que contribuem com a propagação do mosquito transmissor da doença. Além disso, a alternância constante entre o frio e calor aumenta a incidência de doenças respiratórias e cardiovasculares, diminuindo a qualidade de vida da população e fazendo-se necessário soluções para essa problemática.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso que o governo se adapte por meio de um Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas. Dessa maneira os direitos básicos dos brasileiros não serão atingidos e, consequentemente, as pessoas viverão melhor mesmo após a Revolução Industrial e o aumento do aquecimento global. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Desenvolva um projeto de texto. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |