Na obra ''utopia'' (Vírgula) de Thomas more (Vírgula) é retratada uma sociedade perfeita, e em harmonia longe de conflitos e mazelas. Todavia (Vírgula) fora da ficção (Vírgula) a realidade contemporânea está distante disto. (Truncamento)Haja vista, (Sem vírgula) a falta de debate para conscientização das mudanças climáticas e suas capacitações de estruturas. Com isso, emerge um sério problema em virtude da negligência governamental e da desigualdade Social que favorecem esse quadro. (Melhore a construção das discussões inciais)
Percebe-se, a princípio, que o descaso estatal tem íntima relação com revés. De acordo com o escritor John Locke (Vírgula) isso configura um rompimento de contrato Social, pois o Estado falhou em cumprir o seu dever de garantir a todos o pleno exercício de seus direitos. A inércia do poder público e a ineficiência legislativa resultam no déficit do conhecimento e inocência da população, para com os danos e suas devidas posições a um desastre climático (Melhore a construção desse argumento). Dessa forma, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar e que os direitos básicos de sobrevivência e a participação ativa da sociedade sejam negligenciadas.
(Boa estratégia coesiva) Ressalta-se, ademais a situação de vulnerabilidade em que diversos grupos estão inseridos como impulsionadores do problema. Nesse contexto, segundo o escritor Ariano Sassuna, o Brasil é dividido em dois países distintos : o país dos privilegiados e o país dos despossuídos. Sob esse viés, parte da população mais vulneráveis são as de baixa renda, pois tornam-se mais suscetíveis aos desastres climáticos pela baixa infraestrutura de suas casas e dificuldades para se reerguerem após os estragos causados. Importante ressaltar o impacto das mudanças climáticas na saúde desses grupos, pois com a dificuldade de acesso a uma saúde de qualidade acarreta um aprofundamento e comum casos de doenças pelas condições climáticas. Destarte é imprescindível que haja mudança. (Delimite e explore a discussão com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é urgente atuar sobre este problema. Para isso o poder público deve criar políticas públicas, por meio de investimentos em projetos sociais como palestras para informações das mudanças climáticas, a fim de reverter a insuficiência legislativa que impera. Tal ação pode ainda conter pesquisas públicas para entender e priorizar as reais necessidades desses grupos. Paralelamente, é preciso intervir sobre a falta de ação política no problema. Dessa forma será possível tornar a obra ''utopia'' mais coerente a realidade.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |