Segundo a Constituição brasileira de 1988, o meio ambiente é assegurado a todos, sendo designado ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo. Entranto, tal vigência e garantia é desrespeitado e violado, já que as constantes ações do ser humano dados à natureza traz sérios impactos degradantes ao meio ambiente, interferindo seriamente nos eixos basilares da sociedade como: educação, saúde e moradia. Com efeito tal cenário persiste devido aos crescentes processos da era industrial, bem como das ineficientes políticas públicas ambientais.
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante frisar o tempo da revolução industrial do século XVIII e XIX, como o ápice das questões ambientais da era industrializada ao mundo pós-moderno. E isso dava-se em vista da lucratividade e modos de produção dos sistemas fabris, submetendo os trabalhadores a uma intensa jornada de trabalho enfadonho, acentuando cada vez mais a industrialização das empresas por meio dos recursos naturais retirados indiscriminadamente do meio ambiente. Consequentemente os danos causados à biodiversidade e ao ecossistema como a poluição do ar e contaminação dos recursos hídricos acarreta sérios impactos a fauna e flora local, como também na saúde da população no que tange ao surgimento de doenças respiratórias e gastrointestinais.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, ocorre com a inatividade das políticas públicas ambientais caracterizando-se numa entrave que corrobora com o problema. Sendo assim, o filósofo Aristóteles já dizia que o ser humano é um animal político. Nesse sentido, o modo estático e falta de ação dos representantes na esfera do governo contribui na demora inserção e efetivação das pautas ambientais a serem desenvolvidas e discutidas em âmbitos governamentais e setores da sociedade civil, tendo em vista as constantes mudanças climáticas afetando principalmente os mais vulneráveis de baixa escolaridade que vivem em condições precárias. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias ações que minimizem o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros. Logo o Poder Público deve impor projetos e decretos de leis, (Melhore a coesão) às empresas industriais por meio de fiscalizações e multas que visem coibir a poluição e contaminação dos recursos naturais da natureza. Além disso o Ministério do Meio Ambiente deve implantar sistemas técnicos em conjunto com especialistas, para que aportem políticas ambientais mais efetivas através de debates e reuniões. (Truncamento) Para que assim a prevaleça a vigência expressa na constituição e tais alterações climáticas sejam remediadas.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |