Ao refletir sobre o impacto das mudanças climáticas sobre os direitos básicos da sociedade brasileira, é possível perceber a necessidade de conscientização e preparação para minimizar os impactos de futuros desastres naturais. Para aprofundar esta discussão, é preciso entender a importância da educação ambiental e a implementação da garantia de recuperação de desastres. (Melhore a contextualização)
Certamente, investir em educação ambiental é uma necessidade importante para toda sociedade, é preciso que todos entendam que certas ações como: escolhas de regiões de risco para moradia, a manipulação do meio ambiente e o uso não consciente dos recursos naturais podem provocar uma resposta devastadora da natureza, afetando a todos. Como o grande filósofo Sócrates disse : “Existe apenas um bem, o conhecimento, e um mal, a ignorância”. Além disso, o impacto pela devastação climática afeta os direitos básicos das classes mais baixas (Aprofunde esse argumento) , devido ao pequeno poder financeiro.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é preciso compreender que há necessidade do poder público tomar algumas ações para se criar contingências para mitigar os impactos das mudanças climáticas, seja elas na prevenção como nos pós-desastres. Embora a recuperação de desastres não substitua aquilo que se perdeu, a garantia dos direitos básicos, principalmente para classes mais baixas, pode minimizar a perda de materiais. Além disso, a implementação de um programa de recuperação irá impactar a conscientização, deixando a sociedade sempre alerta aos impactos climáticos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, perceba que a necessidade do conhecimento para conscientização, assim como investir em planos de contingências são pontos importantes para garantir os direitos básicos do povo brasileiro. Neste contexto, o poder público tem uma forte participação no reforço da educação da sociedade brasileira, um projeto de longo prazo é claro, mas necessário e urgente! De encontro com isso (Vírgula) o poder público é responsável por criar medidas de recuperação de desastres para não ter que "correr atrás depois". Os direitos básicos da sociedade devem ser prioridade e garantidos!
Comentários do corretor
Apresente todos os elementos da proposta de intervenção. Explore mais os argumentos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |