Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. No entanto, o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros é preocupante. Diante da gravidade dessa realidade, é necessário abordar os extremos das grandes enchentes e das secas avassaladoras.
Inicialmente, mencione-se que grandes inundações oferecem riscos imediatos e futuros à saúde da população que vive próximo à região do desastre. Tem-se, como exemplo, a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul – no ano de 2024 –, em que a destruição da infraestrutura inviabilizou o acesso à moradia e contaminou os recursos hídricos e o solo por tempo indeterminado. Dessa forma, ainda é incerto o grau de impacto ocasionado na saúde da população atingida, sabendo-se apenas que o aumento de ocorrência de algumas doenças, como leptospirose, é certo.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, deve-se destacar que as secas devastadoras são outro aspecto climático de impacto inimaginável nos direitos fundamentais dos brasileiros. (Melhore a coesão) É o que se projeta com o acelerado desmatamento do Cerrado. Em conformidade com o delegado Luziano de Carvalho da Delegacia Estadual do Meio Ambiente de Goiás (DEMA), o bioma Cerrado, vegetação típica do Estado de Goiás, é conhecido como o “berço das águas”, influencia os cursos de água de todo o País e sua preservação é essencial para a manutenção dos reservatórios brasileiros. Dessa forma, essa ameaça ao acesso à água potável deve ser combatida, o que coaduna com a Organização das Nações Unidas (ONU) que declarou, em 2010, a água como recurso natural integrante dos direitos humanos, relacionado ao direito à vida e à dignidade da pessoa humana. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, é fundamental que o Estado atue, de forma enérgica, no combate a esses desastres. Necessita-se, pois, da implantação urgente de políticas públicas por parte dos governos municipais, estaduais e federal para maior proteção do meio ambiente como a instalação de mais delegacias especializadas, campanhas educativas que envolvam mais a população nos problemas ambientes e o estímulo da recuperação de áreas degradadas para o retorno ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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120
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Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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80
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Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 680
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
840 |
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
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