As mudanças climáticas se transformam ao longo do tempo, impactando a temperatura e o clima (Melhore a construção dessa afirmação). Desta forma se faz-se necessário o alerta com debates (Vírgula)garantindo assim os direitos básicos dos brasileiros. As mudanças climáticas tanto podem ser impulsionadas com as pelas atividades humanas, como também ser afetada por fenômenos naturais. (Melhore a contextualização do tema)
Quando se fala em atividades humanas temos que relatar sobre a queima de combustíveis que gera o efeito estufa, causando assim grande impacto na terra e desta forma aumentando a temperatura. Exemplificando temos a gasolina que usamos para dirigir um carro, como também o desmatamento de terras e florestas e as indústrias. As consequências podem incluir ainda as secas, as inundações, os riscos a nossa saúde, causar danos à agricultura, à moradia e escassez de água. (Melhore a construção desse argumento)
(Melhore a estratégia coesiva) Em se tratando de mudanças climáticas naturais, evidenciamos as ações da chuva e do vento, os movimentos orbitais da terra e outros fenômenos naturais. Os desastres naturais podem vim através de tempestades, deslizamento de terra, epidemias, inundação, terremotos, tsunamis, furacão, ciclones, dentre outros. Esses fenômenos são impactados com grande intensidade sobre uma área ou região povoada e podem ser agravados ou não. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, as mudanças climáticas causam grande impacto na temperatura e no clima. Necessitamos de alerta e diálogo com a missão de garantir os direitos fundamentais dos brasileiros. Para que ocorra esta premissa (Vírgula) se faz necessário uma política pública mais ativa e participativa, com debates e ações sobre o impacto das mudanças climáticas e ainda uma maior ênfase na prevenção desses desastres.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |