No dia 23 de maio de 2024 , tivemos um acidente no estado do rio grande do sul (Iniciais maiúsculas), fortes chuvas , (Sem vírgula) ocasionaram uma enchente nas ruas, o que prejudicou e desabrigou diversas pessoas,esse acontecimento ocorreu por conta de uma mudança climática (Melhore a coesão) que se o governo tivesse conhecimento teria lidado melhor com a situação. (Reelabore a discussão inicial. Parágrafo frasal)
Hoje em dia estamos expostos a diversas mudanças ambientais causadas pelo famoso efeito estufa. Ele tem sido cada vez mais debatido e citado por grandes organizações, a ONU (Desenvolva a sigla), por exemplo (Vírgula) vem cada vez mais nos alertando e informando sobre os problemas causados por ele.
Podemos ver essas mudanças na nossa rotina mesmo saímos com um casaco voltamos sem , uma chuva forte no verão, um sol no inverno, e isso tem sido cada vez mais presente no nosso dia a dia. (Reelabore)
E essas mudanças elas podem provocar a falta de água , calores estremos, chuvas intensas que com isso se não preparados diversos acidentes ambientais.
(Boa estratégia coesiva) Por fim concluo (Proibido o uso de primeira pessoa) que é muito importante debatermos sobre as mudanças climáticas e como isso pode nos afetar ,oque aconteceu com o Rio grande do sul é apenas um exemplo de um dos acidentes de cidades que não estavam preparadas ,por não ter ideia e dimensão do estrago e talvez nem dado tanta importância para o que a chuva poderia fazer .A população tendo consciência pode lutar e cobrar do governo mudanças para assim evitar acontecimentos futuros. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas por meio de um projeto de texto. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |