Segundo a Constituição de 1988, todo brasileiro tem direito à moradia, educação e saúde. Contudo, os desastres ambientais, que se tornaram mais frequentes com as mudanças climáticas, ameaçam o bem-estar da população. (Truncamento) Visto que várias famílias perdem seus lares e até a sua dignidade. Dessa forma, o governo deve debater os impactos e criar programas de resposta rápida a esses desastres
Em primeiro lugar, é notável como mudanças a nível global afetam diversos povos. Conforme o site de notícias "G1", a temperatura da Terra aumentou devido ao efeito estufa, o que causa derretimento das calotas polares e consequente aumento no nível do mar. Tal quadro é perigoso pois aumenta a incidência de enchentes e a invasão do mar a cidade litorâneas. A respeito disso, o escritor Júlio José Chiavenato, em seu livro "O Massacre da Natureza" (Vírgula) alertou que, se o atual estado de exploração do meio ambiente continuar, as pessoas sofrerão as consequências (Dê alguns exemplos). Tendo em vista o exposto, tornasse claro a necessidade de debater o tema e alterar essa situação.
(Boa estratégia coesiva) Não obstante, é essencial oferecer auxílio efetivo às vítimas de desastres ambientais, visando amenizar os danos. Por exemplo, em 2020 no sul da Bahia, ocorreu uma enchente que afetou casas, escolas e postos de saúde. No entanto, a resposta das prefeituras dessas cidades foi lenta, o que aumentou os impactos à população. Tendo em vista que muitas pessoas ainda não recuperaram os bens perdidos, estudantes foram afetados e a saúde pública prejudicada, o que agrava as desigualdades sociais. Portanto, é visível o papel do governo na manutenção de direitos básicos, especialmente em momentos de fragilidade, por meio de planos de ação efetivos.
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, é crucial reverter as mudanças climáticas e oferecer apoio às famílias afetadas por desastres naturais. Para isso, a ONU (Organização das Nações Unidas) deve pressionar os países a diminuírem o efeito estufa, por meio da redução da emissão de carbono, para evitar desastres. Além disso, o governo brasileiro em parceria com a defesa civil, responsável por proteger os cidadãos nesses casos, deve criar programas de resposta rápida a desastres, por meio do treinamento de equipes, para assim amenizar os impactos à população.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |