Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação à elas". Entretanto, o Brasil enfrenta dificuldades para enfrentar as questões de impacto ambiental, e, também social. Ambos entraves se relacionam e é necessário haver medidas para este problema. (Melhore a contextualização do tema)
Devido à desigualdade social os efeitos climáticos afetam principalmente os menos favorecidos (Explore mais esse argumento). Conforme os ideias de John Locke, é dever do Estado garantir a segurança e a liberdade de seus cidadãos. Paradoxalmente, a nação contradiz as ideias do filósofo, e, consequentemente, não cria ações para proteger o povo desses desastres.
(Boa estratégia coesiva) Vale ressaltar que esta problemática não é recente, pois como é ilustrado na música "A Cheia de 24", de Luiz Gonzaga, a falta de estrutura para auxiliar a população resulta em morte e miséria. Apesar da diferença temporal, a canção expressa a urgência de solucionar esse problema que aflige o solo nacional. (Explore mais o argumento)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, tendo em vista o panorama da situação, é necessário que o governo, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, articule campanhas a fim de ajudar a combater esse cenário. Simultaneamente, torna-se essencial a construção adequada de abrigos que visem o bem-estar de sobreviventes, cuja finalidade será a proteção geral dos afetados. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto os argumentos precisam ser mais aprofundados. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |