Na obra "Utopia", do literato inglês Thomas More, é delineada uma sociedade ideal, onde o corpo social se uniformiza pela inexistência de dissensões e embaraços. Não obstante, o que se contempla na conjuntura hodierna é a antítese do que o autor exalta, visto que o debate acerca do impacto das mudanças climáticas nos direitos fundamentais dos brasileiros revela-se de suma importância. A contemporaneidade expõe uma miríade de desafios, onde a preservação ambiental e a garantia dos direitos básicos se entrelaçam inexoravelmente, demandando um diálogo profundo e erudito sobre as consequências das alterações climáticas no tecido social brasileiro. (Muito bem. Formulou a tese)
No alvorecer deste escólio (Reveja a seleção lexical), é mister assinalar a relevância de um Estado operante na resolução das demandas sociais. Dessarte, conforme alvitrou o filósofo polaco Zygmunt Bauman, uma instituição que se exime de sua função primordial encontra-se em estado de “zumbi”. À luz desse escorço, o Estado brasileiro ostenta uma simetria a esse conceito, mormente no tocante à valoração e à salvaguarda da importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros. Esse comportamento indiligente perpetua a desproteção estatal imprescindível do meio ambiente, pondo em xeque bem tão precioso e essencial ao corpo social.
(Boa estratégia coesiva) À luz de tal conjuntura, vislumbra-se a inoperância estatal como fator exacerbante do desdém para com a natureza impactada por mudanças climáticas. Para a luminar contemporânea Djamila Ribeiro, é imperativo retirar as situações da obscuridade para que soluções possam ser engendradas, perspectiva que evidencia a lacuna deixada pelo Estado, dado que há uma patente carência de conscientização popular sobre o tema - fomentada pela ínfima incitação governamental a tais debates, tanto nos recintos escolares quanto na esfera política. Deste modo, torna-se patente que, ao negligenciar a saliência da luta pela sustentabilidade a fim de que os impactos climáticos de origem antrópica sejam atenuados, o governo consente o oblívio e a minimização de seus costumes, o que ocasiona não apenas a perda cultural de um legado preservado ao longo das gerações, mas igualmente o detrimento da desestruturação econômica de regiões alicerçadas nessas práticas. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, em consonância com os ideais de uma sociedade ideal delineada por Thomas More em "Utopia", é imperativo que o governo federal assuma um papel proativo na mitigação dos impactos das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros. Para tanto, deve-se instituir um programa nacional de educação ambiental através das instituições de ensino e campanhas midiáticas, incluindo disciplinas obrigatórias sobre sustentabilidade e mudanças climáticas no currículo escolar e a veiculação de campanhas de conscientização em todas as plataformas de comunicação social. Outrossim, o objetivo é formar uma população consciente e engajada, capaz de compreender a gravidade das mudanças climáticas e suas implicações nos direitos básicos, como o acesso à água potável, a segurança alimentar e a saúde pública. Além disso, a valorização das práticas sustentáveis deve ser enfatizada para garantir a perpetuação de um legado ambientalmente consciente. Em suma, a intervenção busca não apenas sensibilizar a sociedade sobre a urgência do debate climático, mas também fomentar políticas públicas que assegurem um futuro sustentável e equitativo para todos os cidadãos brasileiros, assim aproximando-se do ideal utópico de uma sociedade justa e harmoniosa. (Delimite)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto faltou planejamento textual quando a gente pensa na quantidade de linhas. Lembre-se: há um limite estipulado de 30 linhas. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |