O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1888, adaptou o lema "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação, que no contexto atual enfrenta diversos entorvos. Nessa lógica, a ideia de "ordem" pode ser associado à necessidade de políticas públicas organizadas para enfrentar o entrave do impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros que representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta no retrocesso do desenvolvimento social. Logo, esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e na negligência social. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, há de se constatar a débil ação do Poder Público, em relação ao combate do problema. Nesse contexto, esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais (Vírgula) ao se orientarem por um viés individualista , negligenciam a conservação de direitos sociais indispensáveis, como o direito à proteção, visto que a inoperância estatal não só agrava os problemas ambientais, causados pela mudança climática, mas também aumenta o número de migrantes devido à falta de suporte adequado, como disponibilizar um auxílio às vitimas desse problema. Consequentemente, essa lacuna contribui para a perpetuação dos efeitos do colapso ambiental, haja vista que sem apoio as vítimas desenvolvem um sentimento de desamparo . Destarte , medidas precisam ser adotadas. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é necessário culpar a sociedade em relação aos efeitos da crise climática.Tal responsabilização, (Sem vírgula) é válida, pois os brasileiros tendem, na maioria das vezes, ignorarem a pauta da migração forçada correspondente à crise climática, fortalecendo o problema. A esse respeito, segundo Oscar Wilde, filósofo irlandês, "a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação". Entretanto, quando se mantém o quadro ausente de ações sociais efetivas, como oferecer uma moradia temporária, evidencia a ausência de insatisfação, visto que a lacuna de movimentos sociais colabora com a migração forçada, já que algumas pessoas são coagidas a deixarem suas casas por conta da falta de segurança (Melhore a construção dessa ideia). Dessa maneira, medidas precisam ser adotadas.
(Boa estratégia coesiva) Há de se combater, portanto, o desafio. Nesse viés, a mídia, responsável por promover informação à população, deve promover debates através de programas televisivos semanais focados nos impactos causados pelas mudanças climáticas, como a migração forçada, por meio de entrevistas, a qual objetivem conscientizar os brasileiros a apoiarem as vítimas. Outrossim, essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado, que, por sua vez, promoverá leis eficientes. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional brasileira como uma realidade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas dentro do limite de 30 linhas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |