No filme "A Quinta Onda" (Vírgula) de ficção científica, retrata diversos problemas catastróficos que acontecem no mundo devido aos avanços do homem na tecnologia e a potencia de energia, o uso descontrolado, que causa um grande impacto sobre a natureza. (Reelabore a discussão inicial. Parágrafo frasal)
Na primeira onda, o Tsunami, (Sem vírgula) invade toda a cidade causando uma grande catástrofe que causa um aumento gigantesco na queda de água potável, influenciando também na climatização, tornando cada vez mais difíceis o acesso aos recursos naturais e a dificuldade de sobrevivência. (Parágrafo)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, para tais eventos não deturparem o território e acontecer mais ameaças á vida, é importante ter o controle desse tipo de situação e justamente se familiarizar com as causas, como; (Vírgula) " a conscientização e preservação do meio ambiente", instruindo as pessoas a ter os cuidados necessários para continuar existindo a vida natural e não haver tantas mudanças climáticas que obstruam o nosso ambiente. As autoridades devem estabelecer recursos e regras para acabar com as explorações nos biomas e plantações, e assim, com essas assertivas prestação de normas haverá o "restart" do nosso clima. (Reelabore)
(Melhore a estratégia coesiva) Contudo, também deverá acontecer a "humanização pelas causas", quero dizer, a união de todos os cidadãos para manter a segurança do nosso convívio, partindo de cada um a preservação do lixo de suas casas e diversos outros tratamentos na vida terrestre e para que isso não corrompa o nosso clima, a nossa população. (Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Reelabore as discussões e explore conforme a estrutura e o tema proposto. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |