Aristóteles, grande pensador da Antiguidade, defende a importância do conhecimento para obtenção da plenitude da essência humana. Para o filósofo, sem razão e a sabedoria, nada separa a espécie humana dos outros animais. Nesse contexto, ao presenciar os impactos das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros, vê-se que o princípio aristotélico não é alcançado, na medida que a insuficiência legislativa e a mentalidade capitalista ainda são fatores que potencializam essa característica social e, infelizmente, dificultam a construção de um ambiente ideal. (Muito bem. Formulou a tese)
Inicialmente, é notório que a falta de leis está relacionado a um problema estrutural. Nesse sentido, devido à falta cobrança de uma legislação mais precisa e funcional, esse empecilho prejudica cada vez mais a sociedade. Tal conjuntura, de acordo com Kant, é análoga à "Menoridade Intelectual", na qual caracteriza a falta de autonomia dos indivíduos sobre seus intelectos. Nesse raciocínio, ao observar que as alterações climáticas causam grande impacto nos direitos básicos do cidadão, percebe-se que o cidadão, incapaz de assumir uma postura crítica torna-se refém da "Menoridade", já que a falível legislação brasileira que não é capaz de garantir o direitos de dignidade do povo residente no Brasil, e consequentemente, (Sem vírgula) banaliza essa realidade.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, nota-se a mentalidade capitalista como um fator que dificulta a resolução do entrave, uma vez que a elite detentora do capital só está preocupada com status, lucro e a rentabilidade, e deixa de lado o quanto determinadas ações impactam (Dê exemplos) o meio ambiente e influenciam o clima. Nesse contexto, conforme Zygmunt Bauman, em sua teoria "Instituição Zumbis", as instituições, privadas e públicas, (Sem vírgula) dissolveram suas funções de controle e regimento da ordem, sendo "zumbis" pelo fato de manterem-se vivos, mas sem eficácia social. É por essa razão que os eventos climáticos vem impactando e retirando os direitos básicos de muitos brasileiros, um exemplo disso, (Sem vírgula) foi o desastre das chuvas no Rio Grande do Sul que ocorreram no 1º semestre de 2024, nessa catástrofe ficou evidente, (Sem vírgula) como a natureza pode acabar com os direitos básicos e um ser humano, e tudo isso, devido a ações dele mesmo. (Melhore a construção desse argumento)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é crucial reverter o quadro atual. Para que os eventos climáticos não afetem os direitos do cidadão brasileiro, o Poder Legislativo junto com o Ministério do Meio Ambiente - responsável por garantir a saúde e preservação de fatores naturais, incluindo clima - precisam assegurar que os meios naturais não passem por mudanças drásticas e afetem os eventos climáticos de maneira negativa. A par desse raciocínio, isso deve ser realizado por meio de uma lei rígida, na qual, (Sem vírgula) verse que os responsáveis por danos ambientais, direta ou indiretamente, devem custear a reconstrução do meio ambiente, devem ser responsabilizados criminalmente, por qualquer dano social que as catástrofes climáticas ou ambientais venham causar, devido às ações realizadas por eles. Dessa forma, a população será capaz de sair da "Menoridade Intelectual" e exigir seus direitos e (Vírgula) assim, desastres como o do Rio Grande do Sul poderão ser menos recorrentes.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas, já que existe um limite de 30 linhas para desenvolver a redação. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |