No contexto social brasileiro, é notório o quão importante é a preservação do meio ambiente para uma vivência saudável de toda a sociedade. Porém, em consequência da globalização, o planeta está progressivamente sendo negligenciado e (Vírgula) assim, destruído. Esse cenário crítico, (Sem vírgula) impacta nas constantes mudanças climáticas no país, sendo assim, é necessário um comportamento limitado pelos cidadãos ao se beneficiar com os recursos renováveis da Terra. Dessa forma, o debate sobre o impacto dessas mudanças do clima nos direitos básicos dos brasileiros se consolida na fiscalização governamental e na consciência individual acerca do revés. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
De início, cabe destacar que, mesmo havendo mecanismos como as organizações governamentais, sendo estas as confederações acerca do meio ambiente, como a COP 21, que define os meios para um planeta habitável e com água em abundância, ainda é presente na sociedade uma negligência acerca do uso compulsivo dos recursos. Essa realidade, (Sem vírgula) é observada em vários setores do país, como o do agronegócio, onde é visto um enorme gasto de água e a poluição nos solos e rios. Nesse sentido, de acordo com uma pesquisa feita pelo g1, a agropecuária é o principal setor de maior desperdício de água do país, tendo assim, (Sem vírgula) uma falha nas fiscalizações governamentais acerca desse caso. Isso leva a sociedade a se politizar sobre os gastos diários, sendo um impacto nos direitos básicos dos cidadãos,como a água e energia, uma vez que as autoridades não equilibram os recursos hídricos. Portanto, é essencial que o Estado procure controlar os gastos previstos.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é necessário que haja uma consciência individual dos cidadãos, visto que o planeta tem que ser cuidado para ser preservado. Esse cenário, abordado no filme "Wall-e", revela que as ações humanas ao poluir o meio ambiente, como jogar lixo na rua e desperdiçar água, transforma drasticamente, (Sem vírgula) o clima da Terra, tendo, por exemplo,o aquecimento global e as queimadas. Nesse viés, as ações individuais de conscientização com o planeta, ao reciclar lixos e reutilizar a água, se tornam um projeto coletivo que proporciona um ambiente com abundância de recursos, e não é necessária a intervenção pelo Estado ao limitar o uso dos direitos básicos. Assim, faz-se indispensável a mobilização social sobre o tema.
(Boa estratégia coesiva) Por fim, com o intuito de consolidar a importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros, é imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente, em conjunto com o Ministério da Educação( responsável pela organização da sociedade), promova ações no âmbito social com o apoio de verbas direcionadas pelo governo. Essas medidas devem ser campanhas de conscientização nas redes sociais, acerca de medidas individuais (evitar o desperdício e lixo), que devem ser feitas pela população para que o planeta e os direitos sejam preservados. Além disso, deve haver as fiscalizações pela Polícia Federal nos setores da indústria brasileira, para que seja controlado os gastos de recursos naturais. Somente assim, será possível um país harmonioso com a Terra.
Comentários do corretor
Senti falta de uma argumentação mais aprofundada sobre os direitos prejudicados pelis problemas ambientais. Além disso, é importante respeitar o limite de 30 linhas. Certo? Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |