O Brasil é um dos países mais ricos do planeta, no entanto, o seu crescimento acelerado e desordenado produziu desigualdades históricas, perceptíveis na maneira desigual pela qual os eventos climáticos extremos atingem os estratos da população brasileira. Nesse sentido, dois fatores são esclarecedores na discussão, sendo os quais o entendimento do racismo ambiental e uma abordagem antropológica dos problemas a serem enfrentados. (Muito bem. Formulou a tese)
A partir do conceito de racismo ambiental é possível compreender que posições socioeconômicas distintas vivenciam as tragédias climáticas de forma mais ou menos intensa. Prova disso são as frequentes notícias que veiculam imagens como a de bairros pobres alagados ou regiões indígenas afetadas em sua subsistência pelas queimadas. Nesse contexto, é importante ressaltar que a defesa de direitos deve promover a igualdade material, haja vista que há vivências distintas. É preciso uma atuação mais incisiva do Estado em ações como a melhoria da infraestrutura das regiões periféricas, integração dessas áreas com os locais nos quais a oferta de serviços já está estabelecida e é ampla e fiscalização ambiental de áreas expostas. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é notável o distanciamento estatal e da própria sociedade em relação às populações periféricas. Esse posicionamento deve ser abandonado a fim de garantir a implementação efetiva de políticas públicas que promovam os direitos à vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade face aos efeitos das mudanças climáticas. Assim, os estudos qualitativos são importantes a fim de garantir uma abordagem mais aproximada e antropológica que vá além dos dados estatísticos e despersonalizados, promovendo o entendimento das dinâmicas diárias das populações deficientes de direitos. (Ótima discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, as soluções para mitigar os impactos climáticos na fruição de direitos fundamentais deve observar, compreender e procurar superar as desigualdades históricas do país. Essa abordagem deve, ainda, ser feita a partir de uma aproximação que dê voz aos atores sociais. Somente dessa forma será possível caminhar no sentido de uma igualdade plena. (Apresente agente, meio, ação, finalidade e detalhamento)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos produtivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |