Segundo a Constituição brasileira de 1988, (Melhore a construção de sentido) diz que todo cidadão deve possuir uma ampla gama de direitos básicos, como a moradia, porém ,com o aumento dos impactos ambientais (Dê exemplos), alguns desses direitos acabaram sendo afetados. (Truncamento) Principalmente, problemas relacionados à geolocalização do saneamento básico e os problemas ambientais afetando os direitos humanos.
Por consequência da favelização ocorrida no século XX, muitas pessoas em áreas de comunidade acabaram sofrendo com a falta de saneamento básico necessário, causando assim, uma desigualdade e uma violação dos direitos humanos. Isso ocorre devido à falta de investimentos da governança não investem devidamente em áreas de comunidade, não tratando eles como cidadãos. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, não apenas a população em áreas de comunidade sofrem com esses problemas como visto no caso do Rio grande do sul em 2024,que acabou sofrendo de grandes enchentes que tomaram a cidade toda. Tudo isso só ocorreu devido à falta de investimentos do estado na parte de infraestrutura contra enchentes e o saneamento básico ,que com a enchente, (Sem vírgula) trouxe diversas doenças para a população. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, para que aumente os direitos básicos nesse cenário caótico, é necessário a autoridade administrativa tomar medidas para investir na infraestrutura de saneamento e criação de redes de ajuda para população mais carente, para que assim há de ter uma execução perfeita da Constituição. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore todos os argumentos dentro do eixo temático. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |