De acordo com o filósofo grego Platão,o importante,antes de tudo,é viver bem,de modo a enaltecer -embora indiretamente- o valor da saúde. Entretanto,o postulado de Platão encontra entraves para se concretizar,haja vista os impactos negativos das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros e falta de debates sobre isso. Assim,deve-se examinar a negligência governamental e a falha educacional. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise,cabe avaliar a inoperância estatal como um dos fatores para a violação de direitos dos cidadãos devido a tragédias ambientais. Conforme o filósofo camaronês Achille Mbembe,o conceito "necropolítica" denuncia a alta tendência de regimes sociais e políticos de negligenciarem alternativas que evitem a morte e garantam a qualidade de vida da população. Analogamente,observa-se que o governo brasileiro está em concordância com a tese de Mbembe,visto a ausência de políticas eficazes que amparem os brasilenses nas mudanças climáticas do país, a exemplo da tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, na qual os alagamentos causados pelo alto volume de chuvas deixaram milhares de desabrigados, permanecendo em péssimas condições de vida. Consequentemente, tem-se uma massa de indivíduos desprovidos de seus direitos básicos,contribuindo para o retardamento do desenvolvimento nacional. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise,o errôneo modelo educacional do Brasil é mais uma causa para a falta de debates acerca dos impactos negativos ocasionados por embrólios climáticos. Segundo a obra "Pedagogia da Autonomia" (Vírgula) do educador brasileiro Paulo Freire,as instituições escolares devem fomentar o senso crítico dos estudantes,e não apenas o conhecimento técnico-científico. Sob tal ótica,o que é defendido por Freire expõe essa falha das escolas,as quais,na maioria das vezes,possuem a crença de que ensinamentos indispensáveis à nação,como discuss ões acerca de problemas sociais e suas consequências são desnecessários e arcaicos. Dessa forma,ocorre a constância da problemática. (Abordagem simplória do argumento)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessária a tomada de medidas frente aos problemas apresentados. Para isso,o governo federal - responsável por garantir a qualidade de vida dos cidadãos -, deve criar políticas públicas de saúde,por meio de programas,auxílios econômicos e mais postos de atendimento,a fim de garantir os direitos de todos os afetados pelas mudanças climáticas. Ademais,o Ministério da Educação, (Sem vírgula) deve realizar ações afirmativas acerca desses assuntos, por meio da realização de debates, com a participação de especialistas na área, para que o Brasil seja um país mais instruído e estável nas questões climáticas.
Comentários do corretor
Delimitar as discussões a partir de um projeto de texto é muito importante, já que evita ultrapassar o limite de 30 linhas e perder nota por isso. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |