A tragédia recente no Rio Grande do Sul, marcada por enchentes devastadoras, evidencia a urgência de se discutir o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros. Eventos extremos como esse não são mais exceções, mas sim uma consequência direta das alterações no clima global, afetando diretamente a segurança, a saúde e a moradia da população. Nesse contexto, é fundamental analisar como a omissão governamental e a negligência escolar contribuem para agravar essa situação, impedindo uma resposta eficaz e preventiva frente a tais desastres. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Sob esse viés, é lícito postular a omissão governamental como impulsionadora desse revés. Isso posto, de acordo com o pacto social, definido pelo contratualista John Rawls, o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos, como a saúde e o bem-estar. Contudo, percebe-se um rompimento nesse pacto, uma vez que o governo não tem implementado políticas públicas eficazes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e proteger a população de eventos extremos. A falta de investimentos em infraestrutura resiliente, como sistemas de drenagem eficientes e moradias seguras, demonstra uma clara negligência em relação às necessidades básicas dos cidadãos. Além disso, a ausência de planos de emergência bem estruturados e a insuficiência de recursos destinados à prevenção e ao combate a desastres naturais agravam ainda mais a vulnerabilidade das comunidades afetadas. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro fator a ser salientado é a negligência escolar. De acordo com Vera Maria Candau, o sistema educacional está preso nos moldes do século XIX e não oferece propostas significativas para as inquietudes hodiernas. Nesse sentido, a educação ambiental é frequentemente negligenciada nas escolas, deixando os alunos desinformados sobre as causas e consequências das mudanças climáticas. A falta de uma abordagem pedagógica que inclua a conscientização e a preparação para lidar com desastres naturais impede que as futuras gerações estejam equipadas com o conhecimento necessário para enfrentar esses desafios.
(Boa estratégia coesiva) Logo, constata-se que o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros é um tema relevante e que carece de soluções. Portanto, o governo federal, responsável por administrar o povo e os interesses públicos, deve implementar políticas públicas eficazes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, por meio de programas de sustentabilidade ambiental que promovam a conservação dos recursos naturais, incentivem o uso de energias renováveis, reduzam a emissão de gases de efeito estufa e eduquem a população sobre práticas sustentáveis. Essas ações são essenciais para garantir um futuro mais saudável e equilibrado para as próximas gerações, além de contribuir para o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo país em relação ao meio ambiente. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, mas precisamos lembrar do limite de 30 linhas. Tá bom? Você pode perder pontos por isso. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |