O artigo 6º da Constituição Federal de 1988 garante a todos os brasileiros o direito à moradia, saúde, educação e trabalho. No contexto atual do Brasil, nota-se que por efeito das mudanças climáticas esses direitos não são garantidos a todos os cidadãos. (Truncamento) Afetando diretamente os moradores de rua e aqueles que sofrem de doenças cardiovasculares.
Primeiramente, é dever constituicional do Estado garantir a todos o acesso à moradia, porém, quando esse direito não é garantido os moradores de rua ficam expostos a situações insalubres que juntamente as mudanças climáticas se potencializam (Reveja a viabilidade desse recorte dado ao tema). "A cidadania brasileira é plena apenas na teoria, configurando uma Cidadania de Papel", de Gilberto Dimenstein, jornalista brasileiro. O autor exprime que as leis brasileiras são cumpridas apenas no papel ao invés de serem cumpridas com ações, mostrando que o Estado não cumpre totalmente com o seu papel.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as mudanças climáticas afetam também a saúde, principalmente dos portadores de doenças cardiovasculares. De acordo com Zygmunt Bauman, filósofo e sociólogo polonês, “Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas.” Devido às temperaturas elevadas, as pessoas que possuem histórico com problemas cardiovasculares estão sofrendo espontaneamente com o aumento de sua pressão, isso está sendo impulsionado pelo efeito das mudanças climáticas.
Contudo, nota-se que o Estado deve investir em infraestruturas que comportem os moradores de rua, dando acesso a morádia por meio de programas sociais e econômicos para garantir aos cidadãos o seus direitos. Paralelamente a isso, o Estado deve investir na ampliação de medicamentos gratuitos através de um sistema que classifique o problema de pressão da população. Assim, o Artigo 6º da Constituição Federal de 1988 estária sendo cumprido corretamente pelo Estado.
Comentários do corretor
Reestruture e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |