A Constituição Federal de 1988 relaciona os direitos e deveres do povo brasileiro, conhecido como direitos básicos, mas poderiam ser renomeados como direitos frágeis, pois diante de desequilíbrio ambiental, é o primeiro que a população perde. É através da educação que podemos transformar o mundo, como o filósofo e educador Paulo Freire levantava diante de suas lutas a favor da educação. Mas, o conhecimento sobre a importância de preservação, da sustentabilidade e o poder da agroecologia para uma renovação climática, (Sem vírgula) não são levados tão à sério como às matérias mais comuns. Tais temas sendo tratados desde a infância, se tornam ideologia para os futuros empresários e produtores.
Quando (Vírgula) diante de uma tragédia, da magnitude que foi a que atingiu o Rio Grande do Sul, a população afetada fica tristemente desassistida a nível estrutural e emocional. Somente, (Sem vírgula) nesse momento inicia-se discussões sobre a importância de se pensar a questão ambiental, em um nível baixo, que é sobre a próprio cidade atingida. A garantia de uma meio ambiente equilibrado para as futuras gerações, (Sem vírgula) faz parte de um direito, porém, na prática, pouca ação, fiscalização, comprometimento e debate sobre o assunto não se é visto.
(Boa estratégia coesiva) Com isso, pensar no futuro é trabalhar com a educação ambiental nas escolas hoje, em todos os níveis de ensino. O comprometimento, a preocação e a preocupação da pegada ecológica, (Sem vírgula) começa na sala de aula, em debates e vivências práticas no campo. O Movimento Sem Terra trabalha a educação florestal, agroecológica de manuseio e plantio oferecendo caravanas para assentamentos. Incrementar o ministério da educação e o ministério do meio ambiente nesse movimento coletivo, a colheita será de bons frutos contra os efeitos da crise climática. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |