A Constituição Federal do Brasil de 1988 - documento jurídico mais importante do país - garante em seu artigo 6° a todos os cidadãos o acesso à saúde, à educação e à segurança. No entanto, esses direitos básicos estão sendo tomados dos brasileiros pelos constantes desastres naturais que destroem instituições essenciais como escolas e hospitais, e deixam famílias sem lares. O aumento desses fenômenos é decorrente das mudanças climáticas causadas pela interferência do homem no meio ambiente e a falta de debates sobre esse tema em território nacional. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, percebe-se que o mundo atual sofre com as mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o globo. Um exemplo foi o alagamento de quase todo o território do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, devido às chuvas intensas. Essa castástrofe destruiu casas, escolas, hospitais e várias outras estruturas importantes para os habitantes (Explore mais essa discussão). Diante desse caos, o debate sobre como evitar casos similares devem ser prioridade entre a classe política e pública.
(Boa estratégia coesiva) Concomitantemente aos problemas relacionados ao clima, entende-se que as ações do ser humano estão influenciando negativamente nesses fenômenos. Isso ocorre pois está sendo emitido na atmosfera grande quantidade de CO2, por meio da indústria, dos automóveis à combustão e queimadas de florestas. Esse gás em excesso no meio ambiente provoca o aquecimento global, aumentando a temperatura do Planeta Terra, e, consequentemente, desregulando os acontecimentos climáticos. Vê-se necessário medidas que dimunua a emissão do dióxido de carbono no ar.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o debate sobre mudanças climáticas torna-se urgente nacionalmente. Nesse viés, cabe ao governo federal em conjunto com as redes sociais, meio de comunicação de grande alcance nacional, mostrar como que o ser humano tem influência nesses fenômenos ambientais e medidas que amenizem os impactos, como o uso de transporte público para diminuir a emissão de CO2 na atmosfera. Com isso, ocorrerá menos castástrofes, garantindo os direitos básicos para a população. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |