Em "O Impossível", obra cinematográfica do diretor Juan Bayona, uma família em férias se separa após ocorrer um tsunami no local onde estavam, sofrendo tanto danos físicos quanto emocionais. Porém, atualmente no Brasil, a ausência de discussões sobre a garantia das necessidades básicas as vítimas das mudanças climáticas causa uma diminuição na renda familiar dos brasileiros e um aumento na desigualdade social. Portanto, é preciso destacar a importância do engajamento governamental na resolução destes conflitos. (Boa contextualização)
A princípio vale ressaltar que a carência de debates para promover os direitos dos cidadãos atingidos por desastres naturais deve ser superada. Contudo, esse contexto torna-se cada vez mais frequentes, visto que há uma grande fragilização ao acesso dessa ajuda por parte da nação. Embora a Constituição Federal de 1988 assegure as prerrogativas dos brasileiros, a escassez de sua aplicação no âmbito social fortalece a pobreza já existente dentro da população. Assim sendo, é importante promover uma maior ênfase para os acontecimentos durante este processo, com a perspectiva de assegurar uma menor distinção econômica nacional.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, para que as repercussões vivenciadas durante a ocorrência de desastres naturais, como o desemprego e a insegurança alimentar, sejam evitadas (Vírgula) é essencial que as diferenças financeiras que são encontradas nas comunidades afetadas diminuam nesse sentido. Entretanto, a falta de ações governamentais com o intuito de minimizar esse desequilíbrio pode ocasionar em um agravamento na marginalização da sociedade, causada pela falta da disponibilização gratuita de recursos. Nesse sentido, conforme o filósofo Thomas Hobbes, o homem é o lobo do homem (Use aspas), uma vez que aquele que incentiva esse silenciamento sobre a ocorrência dessa situação crítica poderá sofrer as suas consequências posteriormente. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Logo, o governo federal juntamente com os estados atingidos por esses desastres devem promover campanhas a favor do auxílio econômico e da diminuição da desigualdade para os abalados por crises climáticas. Por conseguinte, essa divulgação ocorrerá nos meios digitais, como as redes televisivas e de comunicação, onde um maior público poderá ser alcançado a partir de anúncios e propagandas. Desta maneira, haverá uma maior conscientização da população sobre a importância de discutir as necessidades básicas desses indivíduos durante esse período de dificuldade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. No entanto, os impactos nos direitos precisam ser mais explorados. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |