Na obra “O Mundo Sem Nós”, publicado em 2007, aborda como seria o planeta Terra se os humanos desparecessem e que a natureza e a fauna não sofreriam certos problemas como mudanças climáticas dramáticas. Atualmente, no contexto brasileiro, as questões da importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros têm alcançado proporções preocupantes e, por isso, é imprescindível analisar a falta de leis na Constituição relacionados a problemas que o meio ambiente gera e como as mudanças climáticas afeta as populações mais humildes.
Nessa perspectiva, a défice de leis e legislações na Constituição é uma problemática que aumenta o desmatamento e produção de gases que afetam o meio ambiente. O criamento de tal leis é fundamental porque com esse problema, (Sem vírgula) o Brasil se tornou um dos maiores produtores de metano e gás carbono. Por isso, vale mencionar que a Constituição de 1988 tem apenas 5 artigos que estão diretamente ligados à proteção do meio ambiente. Logo, discute-se que a Constituição de 1988, conhecida como a Constituição Cidadã, deveria incluir mais artigos e regras que poderiam prevenir desastres ambientais que geraram desastres climáticos.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar que, (Sem vírgula) problemas do clima afetam mais as populações de baixa renda do que populações de classe alta e média. Um exemplo disso é no desenho animado dos anos 80 “Capitão Planeta”, onde ocorreu uma grande seca em uma comunidade humilde e as pessoas não tinham água o suficiente. Dessa maneira, é necessário acabar com os problemas climáticos pois eles podem aumentar a desigualdade social.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a necessidade da inclusão do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros. Para tanto, o Ministério da Educação deve promover o ensino a problemas climáticos (Melhore a construção de sentido) por meio de palestras em institutos de educação, como escola ou faculdades, para combater problemas que as mudanças climáticas causam, como aumento do nível do mar e chuva ácida. Tal ação deve implementar ações físicas de como resolver o problema, com a finalidade de solucionar o problema.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. No entanto, delimite e explore as discussões com mais clareza ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |