De acordo com a Constituição Federal de 1988, artigo 225, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. No entanto, a presença dos impactos das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros, (Sem vírgula) tende a dificultar a validação dos princípios constitucionais, dado ao fato que ainda é um desafio a ser sanado. Diante disso, convém analisar os principais motivadores dessa chaga social: o descaso do governo e o descuido ambiental por parte da população brasileira. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, nota-se que o governo tem sido negligente em relação aos impactos das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros. De acordo com o contrato de Thomás Hobes, é dever do Estado garantir serviços necessários para o bem-estar da nação, entretanto, na realidade esse contrato não se concretiza. (Reelabore. Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o descuido ambiental por parte da população brasileira também pode ser apontado como promotor do problema. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) contribui para a degradação dos recursos naturais essenciais à vida, tais como água e ar. Desse modo, é imperioso que essa problemática seja solucionada. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para combater esse obstáculo. O governo federal deve investir em pesquisas e tecnologias voltadas para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas e para a adaptação de suas consequências, afim de diminuir esses impactos ambientais. Somente assim, os princípios constitucionais serão validados no país. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimente. Apresente fatos, dados. Isso é muito importante para a sua argumentação. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |