É muito fácil de encontrar na arte, em especial filmes, livros e até músicas, cenários que representam o fim do mundo, ou uma grande catástrofe que dizima mais da metade dos seres humanos. No ano de 2012, com a profecia de que o fim do mundo aconteceria em dezembro de tal ano, teve grandes produções como o filme intitulado "2012" e a música "Till The World Ends", da cantora pop Britney Spears. No entanto, diferente da arte, que representa o fim da raça humana decorrente a um dia cheio de diversas tragédias, que culminaria no nosso fim, na vida real o processo é mais devagar e mais catastrófico, pois não só é perdido o lugar que conhecemos, mas também o nosso modo de vida e direitos ao longo do processo.
Quando falam que desastres climáticos afetam a todos, isso é verdade, mas não afetam todos igualmente. (Melhore essa construção) No mês de maio, de 2024, aconteceu as enchentes no Rio Grande do Sul e, apesar de muitas pessoas terem perdido tudo, inclusive de áreas consideradas de classe média alta na cidade de Porto Alegre, as pessoas que viviam em lugares que já foram alvos de outras enchentes, cada vez mais frequentes, além de perderem suas casas e móveis, têm uma dificuldade muito maior de dar a volta por cima, levando em consideração o impacto econômico em decorrência das enchentes e de tudo que perderam.
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, apesar de tantos acontecimentos terríveis que comprovam a nossa caminhada a passos largos para a nossa extinção, não há uma mudança concreta no nosso modo de vida e, em especial, de produção. Enquanto o planeta Terra está, praticamente, pegando fogo com o aumento de temperatura, o governo de São Paulo vende parte da sua companhia de saneamento básico, que inclui a distribuição de água, um recurso inevitável para a sobrevivência humana, para uma empresa privada, que visa lucro (Melhore a relação desse argumento com o tema). Assim, devagar, os direitos básicos, como o acesso à moradia, comida e até mesmo à água, são transformados em mercadoria cada vez mais inacessíveis para as pessoas mais pobres do nosso país. (Não vi muita ideia com o tema)
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, é necessário enfrentar o que significa as mudanças climáticas para o nosso cotidiano e que o mundo não é mais o mesmo que cinquenta anos atrás, para isso é importante que o governo brasileiro se assegure dos direitos básicos de seus cidadãos. (Truncamento) Como, por exemplo, a estatização dos sistemas hídricos no nosso país, pois água não deveria ser lucro. E a ampliação de programas já existentes como o Minha Casa, Minha vida, possibilitando ainda mais o acesso a uma casa própria para a população brasileira e o CONAB, para garantir alimento para as pessoas. (Não está relacionada ao tema)
Comentários do corretor
É importante se atentar ao recorte temático. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |